Glossário de Marketing Digital (Principais Termos)

Neste Top Glossário de Marketing Digital (Principais Termos). Você vai encontrar os principais termos usados no marketing digital, fiz com o objetivo de facilitar sua vida. Por isso listei os principais termos usados e fiz uma breve explicação de cada termo, ok?

Quando iniciei a minha caminhada no marketing digital, me deparei com uma série de termos usados neste mercado.

Muitos nunca tinha ouvido sequer falar, me senti perdida e precisei buscar em muitas fontes o significados de cada um dos termos.

Por isso acredito que um glossário de marketing digital é muito importante, principalmente para quem está iniciando. 

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Glossário de Marketing Digital Ordem Alfabética:

Afiliado: Pessoa que ganha comissões por indicar e vender produtos ou infoprodutos de terceiros.

(Leia o artigo onde falo sobre marketing de afiliados). 

Adword: Serviço de publicidade do Google, que consiste em anúncios por links encontrados.

AIDA: É um acrônimo que abrevia o processo de conversão, com as seguintes etapas, Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

É baseado no comportamento humano natural de tomada de decisão. É utilizado no marketing para direcionar o usuário para uma conversão desejada.

Blog é um site com artigos

Combinando texto, imagens e links. Tipo um diário de diário online, sendo uma ferramenta de comunicação popular da internet.

Bounce Rate: Taxa de rejeição, porcentagem de pessoas que entram e saem de uma página sem clicar em nada. A taxa alta leva a baixa conversão de clientes.

Em e.mail a taxa de rejeição alta geralmente significa que sua lista está com emails antigos ou inválidos.

Black Hat: São práticas antiéticas de SEO para posicionar bem um site em buscadores como o Google.

CRM: É uma sigla para Customer Relationship Management (Gerenciamento de relacionamento com clientes).

CRO: Sigla para Conversion Rate Optimization (Otimização de taxa de conversão). Estratégias de CRO são focadas em aumentar o percentual de visitantes que realiza as conversões desejadas no site da empresa.

Domínio: É o endereço do site, blog na web, registro do nome. Ele serve para localizar, identificar seu site, por exemplo www.SeuDominio.com.br.

Edge Rank: Algorítimo do Facebook que determina a relevância de posts e quais aparecem, ou não, no feed de notícias do usuário do Facebook.

É baseado em (3) três valores, como: afinidade, ou seja, se há interação prévia com a Fanpage (página do Facebook), formato do post (imagem, link, vídeo) e tempo que a postagem foi feita. Se for antiga menor a chance de aparecer.

Erro 404: Essa página de erro aparece quando um código de resposta que indica que o servidor não pôde encontrar o que foi solicitado. Como uma página no seu site que não existe mais, por exemplo.

Fonte de Tráfego: Local onde há número de pessoas que podem ser atraídas, tornando-se sua audiência. Como por exemplo, redes sociais, grupos de Facebook, Google Plus, Periscope, Twitter, Youtube, etc.

Gatilhos Mentais:

São técnicas de persuasão relacionadas com aspectos emocionais, instintivos e sociais presentes no ser humano. As pessoas usam inicialmente o lado emocional. Usam eventualmente a razão para justificar sua decisão, sua compra, etc.

Um exemplo de gatilho mental é a prova social, a pessoa usa o que os outros estão falando de um determinado produto. Seus comentários e opiniões para tomar sua própria decisão.

Google Analytics: Ferramenta do Google que possibilita a análise do site, com relatórios e várias informações importantes. Como por exemplo, quantas visitas o site recebe por dia, quais artigos são mais acessados, a origem do tráfego do site e muito mais.

Hiperlink: É um conteúdo clicável em uma página que leva para outra página, site, outra parte da mesma página. Pode estar inserido em um texto, botão ou imagem.

Inbound Marketing: É focado em atrair os potenciais clientes, conquistar sua confiança e direcioná-los para o momento da venda. A ideia é que o cliente venha até a empresa, ao invés de a empresa ir até o cliente.

Usa a criação de conteúdos relevantes e estratégias em meios digitais para atingir o seu público-alvo e construir um relacionamento com ele.

Isca Digital: Conteúdo utilizado para atrair leitores em troca informações cadastrais, geralmente e-mails, mas também, nome e telefone. Essas iscas digitais, também chamadas de recompensas digitais, podem ser e-books, infográficos, vídeos, etc.

LeadÉ o contato qualificado de uma pessoa (ou empresa) que demonstra através de algum meio que está interessada em algum produto/serviço. Você paga diretamente pelos potenciais clientes que vai receber.

Long Tall Keyword: Palavra chave de cauda longa, ou seja, palavra chave mais detalhada. Como por exemplo, sapato feminino, branco, meia pata, com bico quadrado, ao invés de usar só o termo sapato feminino.

Marketing de Afiliados:

Uma forma de publicidade online, onde a pessoa divulga produtos de terceiros (produtores). E ganha comissões pelas vendas realizadas.

Marketing de Conteúdo: Inbound Marketing, é qualquer forma de marketing. Que envolva a criação e compartilhamento de conteúdo, com o objetivo de adquirir e educar clientes.

Estes conteúdos podem ser em notícias, e-books, vídeos, posts em blogs, imagens, etc.

Mindset: Configuração da mente, modelo mental predominante de cada indivíduo, influenciando em suas atitudes e posturas.

Outbound Marketing: Marketing tradicional de empurrar produtos e serviços aos consumidores, como acontece em comerciais de televisão.

Página de Captura:

É uma página comum, mas, atrativa, com alguma informação que desperte a atenção dos usuários. Fazendo com que o usuário cloque seus dados, e-mail, através de um formulário de contatos.

Palavra Chave: Keyword em inglês, assunto de um texto, elas que farão seu blog, site serem encontrados pelas pessoas que estão procurando pelo que você oferece.

Seu uso correto é benéfico para seu blog, pois, são responsáveis pelo tráfego orgânico (grátis) do seu blog.

Persona:

Personagem que representa o consumidor, cliente ideal para um serviço ou produto. Reúne várias características, nome, idade, escolaridade, gênero, sexo, gostos, aspirações, preferências, frustrações, realizações, etc.

Remarketing: Exibição de anúncios ao usuário após sua visita a um site. O usuário é perseguido por aquele anúncio ao acessar outros sites ou páginas.

Site Responsivo: Site flexível, com layout responsivo, quando o site automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário, celular, tablet, PC, etc.

Muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido.

Então, se o usuário tem uma tela pequena, os elementos se reorganizam para lhe mostrar as coisas principais em primeiro lugar.

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Sitemap: Um mapa onde estão listados os endereços para acessar as páginas de um site. Sitemaps HTML são usadas para visitantes navegarem e sitemaps XML são usados pelos buscadores.

SEO: Search Engine Optimization, conjunto de estratégias de otimização de sites, blogs. Para que fiquem bem posicionados nos resultados de pesquisas nos buscadores.

Tráfego Orgânico: Tráfego através de buscas orgânicas, gratuitas, através de buscas feitas em buscadores, mídias sociais etc.

Teste A/B: 

Teste feito com duas versões diferentes de uma página, para avaliar qual tem o melhor desempenho com a interação do público.

Um exemplo é uma página com um formulário com 2 campos e uma versão com 4 campos. A que tiver mais conversão no teste A/B prova ser a que oferece uma melhor experiência ao usuário.

Url: Localizador de recursos uniformes, endereço da web, cadeia de caracteres específica e refere-se a um recurso, a URL fica no topo do navegador.

Webinário (Webinar): Conteúdo disponibilizado em forma de vídeo ou pode ser uma aula, palestra, sendo ao vivo ou gravado.

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Maria Campos

Sou Maria Campos, casada, empreendedora digital, trabalho com marketing de afiliados, promovendo infoprodutos. Meu desejo é crescer cada vez mais neste mercado e poder ajudar pessoas.

Website: http://www.mariacampos.com.br

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