Como funciona o marketing de afiliados para ganhar dinheiro online
Saber como funciona o marketing de afiliados é importante para as pessoas que pensam em trabalhar nesse mercado. Mas, tem medo que seja uma furada, como muitos fazem parecer.
Se você chegou até esse artigo é porque está querendo trabalhar em casa a partir da internet. E precisa saber tudo sobre esse assunto para fazer a escolha certa.
Leia o texto até o final e veja o mecanismo inteligente que existe por trás do profissional que trabalha como afiliado.
O que é marketing de afiliados?
Apesar de parecer recente, esse tipo de forma de negócio existe desde os anos 90 e a pioneira nesse formato foi a Amazon. Que decidiu ampliar as vendas abrindo seus produtos para pessoas que desejassem vender.
De lá para cá o mercado se consolidou e é uma das formas mais comuns de trabalho na internet nos EUA. E que está crescendo e se popularizando aqui no Brasil também.
O intuito desse formato de negócio é beneficiar as pessoas que criam produtos, chamadas infoprodutores, os intermediários (os afiliados). E o público final (a pessoa que compra pela indicação).
Para os infoprodutores contar com o trabalho dos afiliados significa aumentar a exposição de seu produto sem precisar investir em novas frentes.
Para os afiliados significa ganhar comissões sem precisar criar um produto.
E, para o público final significa ter mais locais para encontrar soluções efetivas para seus problemas, e poder pesquisar e validar essas soluções.
Plataformas de afiliados
Para expor os produtos existem as plataformas de afiliados como a Hotmart, Monetizze, Eduzz, etc.
Além de oferecerem a praça de pagamento para o usuário final.
Elas fazem toda administração dos valores que serão divididos entre os produtores e os afiliados.
As vendas são realizadas através de links específicos de cada plataforma. E que marcam um cookie no dispositivo da pessoa que clicar neles.
É a partir desses cookies que é feito o rastreamento para saber qual afiliado fez a venda. E assim separar a comissão certinho de cada um.
Os afiliados não pagam nada para a plataforma, a porcentagem dela é retirada da parte dos infoprodutores.
Com isso, já dá para perceber que trabalhar como afiliado é um bom negócio, já que praticamente não existe investimento para acessar os produtos. Apenas na parte de montagem da estrutura de divulgação.
Como funciona o marketing de afiliados – Principais formas de remuneração
Por causa das plataformas mais conhecidas pelos afiliados, a principal forma de remuneração é a chamada CPV – Custo por Venda. Quando o afiliado recebe a comissão apenas se efetivar a venda do produto.
Mas existem outras maneiras de remuneração que podem ser adotadas por outros tipos de plataformas (como a Lomadee, por exemplo):
CPM – Custo por Mil Impressões
Nesse formato o afiliado recebe um valor fixo quando o banner que ele está promovendo alcança mil visualizações.
Assim, para afiliados que possuem blogs com bastante tráfego essa é uma forma de remuneração muito boa. Já que o visitante não precisa realizar nenhuma ação, apenas entrar no blog.
Esse é o formato que o Google Adsense utiliza para pagar as pessoas que tem blogs e abrem para a colocação de anúncios.
CPA – Custo por Ação
Nesse formato o afiliado recebe a comissão caso o usuário final realize uma ação específica que pode ser a compra direta. Realização de um cadastro, e o que o anunciante definir.
CPC – Custo por Clique
Aqui a remuneração do afiliado é feita toda vez que o usuário final clica na propaganda que foi veiculada que pode ser um banner.
Um pop-up, ou a publicidade que foi disponibilizada no site.
Esse tipo de remuneração é muito utilizado pelos parceiros e anunciantes da plataforma Lomadee.
Que trabalha com empresas que vendem produtos físicos no varejo.
CPV – Custo por Venda
É o modelo mais comum no Brasil e o que é utilizado pelas plataformas de afiliados mais famosas como a plataforma da Hotmart.
Você, sendo um afiliado vai receber comissão, que é estipulada pelo infoprodutor, apenas quando efetua a venda.
Cada plataforma possui regras de divulgação. E também os infoprodutores, assim é importante conhecer quais são essas regras para não correr risco de perder a afiliação. E até mesmo ter a conta bloqueada na plataforma.
Como funciona o marketing de afiliados – Como receber as comissões
As plataformas de afiliados, são responsáveis em administrar os valores que são movimentados com os produtos.
Como regra básica, existe uma garantia de 30 dias. Que é oferecida aos compradores finais por determinação da LPC Lei de Proteção ao Consumidor.
Ou seja, mesmo que o produto tenha um prazo menor de garantia, a pessoa pode pedir reembolso direto na plataforma dentro dos 30 dias.
É por isso que o pagamento das comissões é feito apenas 30 dias corridos após a efetivação da venda.
Através dos links específicos de cada afiliado a plataforma divide as comissões e também a parte do infoprodutor, retirando dele a sua remuneração.
Para sacar a comissão é preciso ter uma conta bancária cadastrada e validada dentro da plataforma. Que em alguns casos precisa estar no mesmo nome e CPF do afiliado.
Tenho certeza que com essas informações sobre como funciona o marketing de afiliados você tenha percebido que se trata de uma profissão idônea. E na maioria das vezes, muito bem remunerada.
Outros Artigos
Trabalhar Como Afiliado Hotmart
Quem Pode Ser Um Afiliado Digital?
Deixe um comentário