Mini Glossário de Marketing Digital
Neste Top Glossário de Marketing Digital (Principais Termos), você vai encontrar os principais termos usados no marketing digital.
Fiz com o objetivo de facilitar sua vida. Por isso listei os principais termos usados e fiz uma breve explicação de cada termo, ok?
Quando iniciei a minha caminhada no marketing digital, me deparei com uma série de termos usados neste mercado.
Muitos nunca tinha ouvido sequer falar, me senti perdida e precisei buscar em muitas fontes o significados de cada um dos termos.
Por isso acredito que um glossário de marketing digital é muito importante, principalmente para quem está iniciando.
Glossário de Marketing Digital Ordem Alfabética:
Afiliado
Pessoa que ganha comissões por indicar e vender produtos ou infoprodutos de terceiros.
(Leia o artigo onde falo sobre marketing de afiliados).
Adword
Serviço de publicidade do Google, que consiste em anúncios por links encontrados.
AIDA
É um acrônimo que abrevia o processo de conversão, com as seguintes etapas, Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
É baseado no comportamento humano natural de tomada de decisão. É utilizado no marketing para direcionar o usuário para uma conversão desejada.
Blog
É um site com artigos, combinando texto, imagens e links. Tipo um diário de diário online, sendo uma ferramenta de comunicação popular da internet.
Bounce Rate
Taxa de rejeição, porcentagem de pessoas que entram e saem de uma página sem clicar em nada. A taxa alta leva a baixa conversão de clientes.
Em e.mail a taxa de rejeição alta geralmente significa que sua lista está com emails antigos ou inválidos.
Black Hat
São práticas antiéticas de SEO para posicionar bem um site em buscadores como o Google.
CRM
É uma sigla para Customer Relationship Management (Gerenciamento de relacionamento com clientes).
CRO
Sigla para Conversion Rate Optimization (Otimização de taxa de conversão).
Estratégias de CRO são focadas em aumentar o percentual de visitantes que realiza as conversões desejadas no site da empresa.
Domínio
É o endereço do site, blog na web, registro do nome. Ele serve para localizar, identificar seu site, por exemplo www.(SeuDominio).com.br.
Edge Rank
Algorítimo do Facebook que determina a relevância de posts e quais aparecem, ou não, no feed de notícias do usuário do Facebook.
É baseado em (3) três valores, como: afinidade, ou seja, se há interação prévia com a Fanpage (página do Facebook), formato do post (imagem, link, vídeo) e tempo que a postagem foi feita.
Se for antiga menor a chance de aparecer.
Erro 404
Essa página de erro aparece quando um código de resposta que indica que o servidor não pôde encontrar o que foi solicitado.
Como uma página no seu site que não existe mais, por exemplo.
Fonte de Tráfego
Local onde há número de pessoas que podem ser atraídas, tornando-se sua audiência.
Como por exemplo, redes sociais, grupos de Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, etc.
Gatilhos Mentais
São técnicas de persuasão relacionadas com aspectos emocionais, instintivos e sociais presentes no ser humano. As pessoas usam inicialmente o lado emocional.
Usam eventualmente a razão para justificar sua decisão, sua compra, etc.
Um exemplo de gatilho mental é a prova social, a pessoa usa o que os outros estão falando de um determinado produto. Seus comentários e opiniões para tomar sua própria decisão.
Ferramenta do Google que possibilita a análise do site, com relatórios e várias informações importantes.
Como por exemplo, quantas visitas o site recebe por dia, quais artigos são mais acessados, a origem do tráfego do site e muito mais.
Hiperlink
É um conteúdo clicável em uma página que leva para outra página, site, outra parte da mesma página. Pode estar inserido em um texto, botão ou imagem.
Inbound Marketing
É focado em atrair os potenciais clientes, conquistar sua confiança e direcioná-los para o momento da venda.
A ideia é que o cliente venha até a empresa, ao invés de a empresa ir até o cliente.
Usa a criação de conteúdos relevantes e estratégias em meios digitais para atingir o seu público-alvo e construir um relacionamento com ele.
Isca Digital
Conteúdo utilizado para atrair leitores em troca informações cadastrais, geralmente e-mails, mas também, nome e telefone.
Essas iscas digitais, também chamadas de recompensas digitais, podem ser e-books, infográficos, vídeos, etc.
Lead
É o contato qualificado de uma pessoa (ou empresa) que demonstra através de algum meio que está interessada em algum produto/serviço.
Você paga diretamente pelos potenciais clientes que vai receber.
Long Tall Keyword
Palavra chave de cauda longa, ou seja, palavra chave mais detalhada.
Como por exemplo, sapato feminino, branco, meia pata, com bico quadrado, ao invés de usar só o termo sapato feminino.
Marketing de Afiliados
Uma forma de publicidade online, onde a pessoa divulga produtos de terceiros (produtores). E ganha comissões pelas vendas realizadas.
Marketing de Conteúdo
Inbound Marketing, é qualquer forma de marketing. Que envolva a criação e compartilhamento de conteúdo, com o objetivo de adquirir e educar clientes.
Estes conteúdos podem ser em notícias, e-books, vídeos, posts em blogs, imagens, etc.
Mindset
Configuração da mente, modelo mental predominante de cada indivíduo, influenciando em suas atitudes e posturas.
Outbound Marketing
Marketing tradicional de empurrar produtos e serviços aos consumidores, como acontece em comerciais de televisão.
Página de Captura
É uma página comum, mas, atrativa, com alguma informação que desperte a atenção dos usuários.
Fazendo com que o usuário cloque seus dados, e-mail, através de um formulário de contatos.
Palavra Chave
Keyword em inglês, assunto de um texto, elas que farão seu blog, site serem encontrados pelas pessoas que estão procurando pelo que você oferece.
Seu uso correto é benéfico para seu blog, pois, são responsáveis pelo tráfego orgânico (grátis) do seu blog.
Persona
Personagem que representa o consumidor, cliente ideal para um serviço ou produto.
Reúne várias características, nome, idade, escolaridade, gênero, sexo, gostos, aspirações, preferências, frustrações, realizações, etc.
Remarketing
Exibição de anúncios ao usuário após sua visita a um site. O usuário é perseguido por aquele anúncio ao acessar outros sites ou páginas.
Site Responsivo
Site flexível, com layout responsivo, quando o site automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário, celular, tablet, PC, etc.
Muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido.
Então, se o usuário tem uma tela pequena, os elementos se reorganizam para lhe mostrar as coisas principais em primeiro lugar.
Sitemap
Um mapa onde estão listados os endereços para acessar as páginas de um site.
Sitemaps HTML são usadas para visitantes navegarem e sitemaps XML são usados pelos buscadores.
SEO
Search Engine Optimization, conjunto de estratégias de otimização de sites, blogs.
Para que fiquem bem posicionados nos resultados de pesquisas nos buscadores.
Tráfego Orgânico
Tráfego através de buscas orgânicas, gratuitas, através de buscas feitas em buscadores, mídias sociais etc.
Teste A/B
Teste feito com duas versões diferentes de uma página, para avaliar qual tem o melhor desempenho com a interação do público.
Um exemplo é uma página com um formulário com 2 campos e uma versão com 4 campos.
A que tiver mais conversão no teste A/B prova ser a que oferece uma melhor experiência ao usuário.
Url
Localizador de recursos uniformes, endereço da web, cadeia de caracteres específica e refere-se a um recurso, a URL fica no topo do navegador.
Webinário
Conteúdo disponibilizado em forma de vídeo ou pode ser uma aula, palestra, sendo ao vivo ou gravado.
Conclusão:
Um glossário de marketing digital pode te ajudar a entender as principais palavras deste mercado, principalmente se você for iniciante no marketing digital.
espero que tenha gostado do artigo Glossário de Marketing Digital.
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