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Índice de Qualidade no Google Ads (Afiliados)

Escrito por Maria Campos
em 03/08/2021

Índice de Qualidade no Google Ads

Índice de Qualidade no Google Ads: Ferramenta de diagnóstico do Google.

Usada para comparar a qualidade do anúncio em relação a outros anunciantes.

O IQ é medido em escala de 1 a 10 e fica disponível em nível de palavra-chave.

Um IQ mais alto significa que o anúncio e a página de destino são mais relevantes.

Pode ser usada para identificar como melhorar seus anúncios.

E também melhorar suas páginas de destino ou palavras-chave.

Ou seja, o índice de qualidade é uma estimativa da relevância.

Dos seus anúncios, palavras-chave e páginas de destino.

Para uma pessoa que visualiza o seu anúncio.

Índices de qualidade mais altos normalmente resultam em custos mais baixos.

Também posições melhores para os seus anúncios.

 

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Para quem anuncia no Google Ads

É muito importante ficar atento ao IQ e também saber analisar essa métrica.

O IQ determina se a qualidade do seu anúncio.

Assim como palavras chave e página de destino são relevantes para os usuários.

 

Qualidade do anúncio

Estimativa da experiência que os usuários têm quando veem seus anúncios de pesquisa.

Série de fatores, incluindo a relevância do texto do anúncio para as pesquisas.

A probabilidade das pessoas clicarem no anúncio.

E a qualidade da experiência delas na página de destino.

A qualidade de anúncio mais alta resulta em um desempenho melhor.

Inclusive posições melhores e custo menor, bom né?

 

O índice de qualidade não é um indicador principal de desempenho 

E não deve ser otimizado, nem agregado ao restante dos dados.

Ele não é usado no leilão de anúncios, segundo o Google.

 

Índice de Qualidade 

Resumidamente, mostra se o anúncio está bom ou ruim para a experiência do usuário.

É uma métrica que vai de 1 a 10, onde 1 é muito ruim e 10 é excelente.

O ideal é ter o anúncio no mínimo entre 5 a 7.

 

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O que determina seu Índice de Qualidade no Google Ads

  • Palavras-chave: Palavra-chave que o usuário pesquisou;
  • Texto do anúncio: Texto do seu anúncio relacionado àquela palavra-chave;
  • Página de destino: O clique na página de destino deve ter coerência com a busca do usuário.

 

O Google sabe identificar o comportamento do usuário na página de destino.

Ou seja, se uma pessoa ficar bastante tempo olhando a página.

O Google entende que o seu anúncio é relevante para o usuário, entendeu?

Mas, se uma pessoa passar pouco tempo na página.

O Google vai entender que aquela página é ruim.

Prejudicando a sua nota do Índice de Qualidade.

Mas, se você está anunciando para a página de vendas, com o link de afiliado direto.

Você não tem controle sobre isso.

A palavra-chave pesquisada no Google, precisa estar no texto do seu anúncio.

E também na página de destino, compreendeu?

Tudo isso precisa estar interligado.

 

No que Índice de Qualidade influencia?

Relevância:

Determina se o seu anúncio é elegível para participar do leilão com aquela busca.

O Google se preocupa com os anunciantes e usuários.

Portanto, quer mostrar os anúncios certos para as pessoas certas.

Se o anúncio estiver uma muito ruim, prefere nem mostrar para as pessoas.

 

Posição:

Determina a posição relativa do seu anúncio.

Em relação a outros que estão na mesma página.

Não importa se você tá pagando mais caro.

Se seu anúncio estiver ruim, o Google vai te colocar em último lugar.

Ou nem vai te mostrar.

 

Preço: 

Um bom índice de qualidade diminui o preço do seu CPC (custo por clique).

Você pode ficar em primeiro lugar no leilão.

Pagando bem menos do que os seus concorrentes.

Caso o seu IQ esteja alto, bom né?

 

Impressões:

O seu anúncio aparece mais para os usuários que pesquisam.

Ou seja, se você estiver anunciando com seu link de afiliado.

E se o seu índice de qualidade estiver alto.

Seu anúncio aparecerá mais que dos concorrentes.

Que estão mandando tráfego pro mesmo link de afiliado.

As extensões do seu anúncio aparecem mais também.

Como por exemplo: as extensões de frases de destaques, site links, snippet estruturado, etc.

 

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Como melhorar o seu Índice de Qualidade dos anúncios?

Sempre coloque as palavras-chave no seu anúncio. Sempre!

Ou seja, nos títulos, na descrição e na página de destino (se for com sua estrutura).

Pra quando uma pessoa pesquisar por uma palavra-chave, aparecer o seu anúncio.

Isso faz com que ele clique no seu anúncio.

E isso aumenta mais o seu CTR (taxa de cliques).

Se for página do produtor, não dá pra você colocar a palavra-chave.

Mas, verifique antes, se a palavra chave está na página do produtor.

Um bom CTR influencia no seu IQ.

Então, crie anúncios chamativos ao clique.

Com uma boa copy e com gatilhos mentais.

Tenha uma boa página de destino.

Cuide da velocidade do site, pois precisa carregar rápido.

Tenha o site seguro (https).

Coloque as palavras que o usuário esperava encontrar ali.

Não misture muitas palavras-chave nos grupos de anúncios.

Mesmo que elas sejam sinônimas, pois isso irá afetar o IQ.

 

Melhore sua taxa de cliques (CTR)

Taxa de cliques esperada indica a probabilidade de clicarem no anúncio.

Para o status “abaixo da média” ou “na média”, tente melhorar isso, como? 

Editando o texto do anúncio para torná-lo mais interessante para as pessoas.

Analisando se os detalhes do anúncio correspondem com a palavra pesquisada.

Destaque benefícios exclusivos do seu produto, como bônus, garantia, desconto.

Crie e teste calls-to-action, ou seja, chamadas para ação, interessantes.

Como por exemplo:  “acesse”, “inscreva-se” ou “cadastre-se”.

 

Como ativar sua coluna índice de qualidade:

  1. Clique em palavras-chave no menu de páginas;
  2. Escolha modificar colunas
  3. Clique em índice de qualidade
  4. Selecione os atributos do Índice de qualidade que você quer acompanhar.
  5. Clique em aplicar

 

Como diagnosticar suas palavras-chave

  1. No menu de páginas, clique em campanhas (lado esquerdo);
  2. Depois, clique em palavras-chave;
  3. Passe o cursor do mouse sobre o status da palavra-chave;
  4. Aparece uma mensagem se ela está exibindo anúncios e seu índice de qualidade.

Se sua palavra-chave não estiver exibindo anúncios, aparecerá o motivo.

Também aparece os detalhes do seu Índice de qualidade.

Incluindo a relevância da palavra-chave.

A experiência na página de destino e o tempo de carregamento dessa página. 

 

Conclusão Índice de Qualidade no Google Ads

Portanto, quando você tem um bom Índice de Qualidade no Google Ads.

Você consegue as primeiras posições do leilão.

E também, paga menos que os outros anunciantes.

Ou seja, o índice de qualidade é um fator muito importante.

Pois, melhora a performance dos seus anúncios no Google Ads.

Espero que tenha gostado deste artigo. Se gostou compartilhe, ok?

Grande abraço,

Maria Campos

 

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